
NATO celebra 75 anos
No dia 4 de Abril, a Organização do Tratado do Atlântico Norte da qual Portugal é um dos membros fundadores, celebrou 75 anos de existência. A organização é fundada com o objetivo de defesa mútua entre todos os estados-membros e para salvaguardar os seus interesses nomeadamente a paz nos seus territórios.
De todos os artigos destacam-se o quarto e o quinto como os que mais vezes foram ativados e mais importância têm para o panorama atual. No quarto artigo consta que: "as partes consultar-se-ão sempre que, na opinião de qualquer uma delas, a integridade territorial, a independência política ou a segurança estiverem ameaçadas." Importante para entender o desenrolar da guerra na Ucrânia, já o artigo quinto, que estipula a obrigatoriedade de defesa mútua em caso de ataque a um dos estados-membros foi ativado apenas uma vez na história: após o ataque terrorista de 11 de Setembro de 2001.
Portugal para além de membro fundador, participa ativamente nas missões atualmente em curso como é o caso: da missão no Kosovo; do apoio á União Africana na República Centro Africana e da missão de segurança no mar mediterrâneo.
João Lopes