Alameda da Universidade, Lisboa

O melhor dos melhores

07-01-2023

"As pessoas não são números"
- António Guterres

Foi no dia 5 de janeiro de 2022 que a Universidade de Lisboa, na pessoa do seu Magnífico Reitor, Luís Ferreira, atribuiu o Prémio Universidade de Lisboa a António Guterres, atual Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, exercendo a função desde 2017. Do seu vasto currículo, destacam-se também os cargos de Secretário-Geral do Partido Socialista (1992 - 2002), Primeiro-Ministro de Portugal (1995 - 2002) e Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (2005 - 2015).

Contudo, muito antes desta enormíssima carreira política e humanitária, António Guterres foi aluno do Instituto Superior Técnico, uma das, atualmente, 18 Escolas da Universidade de Lisboa, no curso de Engenharia Eletrotécnica; mas a sua vida académica teve de ser interrompida, ainda que altamente promissora, quando Guterres decidiu seguir a via política.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante o discurso proferido na entrega do prémio na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, descreve António Guterres como "o melhor dos melhores", um nome incontornável numa geração de grandes intelectuais e políticos, alguém destinado a fazer do mundo um lugar melhor, ou, pelo menos, tentar.

Além de político e académico, António Guterres é um humanista: o seu trabalho humanitário, tanto no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), como agora, enquanto Secretário-Geral, é altamente louvável, pelas tentativas constantes de aproximação entre os Estados e pela luta contra as problemáticas que assombram claramente a nossa geração, como a guerra, a violência de género e as alterações climáticas.

Ainda que tenha garantido durante o seu discurso que "o Secretário-Geral não tem tanto poder como se possa pensar", a verdade é que António Guterres é um homem poderoso, que dedicou a vida a usar esse poder para fins honrosos, procurando sempre que as suas ações tenham um significado maior. É, evidentemente, um líder altamente capaz e um grande político, ocupando um dos cargos mais relevantes na comunidade internacional.

A sua luta pelos Direitos Humanos deveria ser um exemplo universal para todos nós que, durante a nossa vida académica, nos debruçamos também sobre estas problemáticas e tentamos, incansavelmente, melhorar o mundo que nos rodeia.

Que António Guterres, celebrado agora pela nossa Alma Mater, nos inspire e dê forças para a continuação da nossa viagem.

Que, mesmo nas mais pequenas ações, nos deixemos mover pela mensagem que nos foi deixada pelo Secretário-Geral da ONU na Aula Magna da nossa Casa: não nos podemos resignar nem baixar os braços, a luta por um mundo melhor é contínua e não pode parar.


O Núcleo de Estudantes de Estudos Europeus da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - NESTEU, felicita o Sr. Engenheiro António Guterres pela distinção com o Prémio Universidade de Lisboa



Beatriz Mestre, Estudos Europeus, FLUL 

Núcleo de Estudos Europeus da Universidade de Lisboa
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora