Alameda da Universidade, Lisboa

33 anos da Queda do Muro de Berlim 

09-11-2022

A queda do Muro de Berlim realizou-se a 9 de novembro de 1989, fazendo hoje 33 anos do seu acontecimento. Isto marcou uma era muito importante, pois foi o que ditou o fim da Guerra Fria e o início do processo de reunificação das duas Alemanhas (Ocidente e Leste).

Criado no contexto de guerra, em 1961, o muro de Berlim foi construído para dividir a cidade de Berlim em dois, acentuando a divisão da Alemanha feita após a Segunda Guerra Mundial. De um lado, a Alemanha Ocidental (liderada pelos Estados Unidos, Reino Unido e França) e do outro, a Alemanha Oriental (liderada pela União Soviética). Assim começava uma disputa que durou 29 anos e que dividia o mundo, com a decadência do socialismo e o crescimento exponencial do capitalismo.

Na década de 1980, a Alemanha Oriental estava em grave crise económica, o que gerava forte insatisfação na população. A falta de liberdade e o autoritarismo do governo da Alemanha Oriental também foram dois dos motivos de descontentamento por parte dos alemães. Insatisfeitos com estas condições, o povo revoltou-se e de uma noite para a outra, em 1989, fizeram cair o muro que dividia a cidade.

A extinção do comunismo e a reunificação alemã ditaram uma inversão no curso do processo de integração europeia. Com a queda do muro de Berlim, o cenário tornou-se tão favorável que os negociadores transpuseram na ambição. A atual Alemanha manteve a cultura política da Alemanha Ocidental e continuou a sua participação em organizações internacionais, bem como o seu alinhamento e afiliação à política externa ocidental e a alianças ocidentais como a ONU, NATO, OCDE e União Europeia.


Madalena Paulo, Estudos Europeus, FLUL 

Núcleo de Estudos Europeus da Universidade de Lisboa
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora